Exposição “Anaqronías” de Juan Cerón começa dia 26 de abril

Fotógrafo Juan Cerón – Créditos: Acervo Pessoal – Divulgação

Em homenagem ao mês do livro, o Instituto Cervantes de São Paulo apresenta a exposição “Anaqronías” do renomado fotógrafo espanhol Juan Cerón. A mostra, que será inaugurada no dia 25 de abril, é uma interpretação fotográfica contemporânea baseada no romance “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes.

Juan Cerón, cujo trabalho já foi exibido em diversos países ao redor do mundo, explica a proposta da exposição: “Tentei resgatar dos recantos mais profundos da obra aqueles personagens de caráter secundário, terciário, imaginário… e trasladá-los para a realidade fotográfica, dotando-os de uma anacronia, de um elemento anacrônico sempre relacionado ao papel do personagem no romance, que nos leve da imagem pictórica inicialmente pretendida a uma imagem atual, de nosso tempo, brincando assim com a anacronia como um erro estético necessário e intencional.”

A exposição “Anaqronías” desafia-se a dar forma e figura a uma série de personagens dos quais, em alguns casos, não há nenhuma evidência documental através de pinturas, desenhos ou gravuras e que permaneceram encerrados no romance, esperando pacientemente por mais de 400 anos.

Inspirado pelos pintores do realismo barroco do século XVII, como Caravaggio, Bernini, Rembrandt, Vermeer e Ribera, Cerón utiliza esquemas de luz e composição que conferem às suas fotografias uma atmosfera única e envolvente, transportando o espectador para dentro das páginas de “Dom Quixote”.

Juan Cerón, nascido em Bochum em 1973, descobriu sua paixão pela fotografia em 2007, quando teve em suas mãos sua primeira câmera DSLR. Desde então, ele tem explorado a fotografia como um poderoso instrumento de comunicação visual e criação artística.

Créditos: Juan Cerón

A exposição “Anaqronías” será aberta ao público a partir do dia 26 de abril até 1º de junho de 2024, no Instituto Cervantes de São Paulo, localizado na Av. Paulista, 2439. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h