Indígenas são tema de exposição fotográfica de Dani Sandrini no SESI Ribeirão Preto
A exposição “Terra Terreno Território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini, chega ao SESI Ribeirão Preto a partir do dia 26 de abril de 2024, sexta-feira. A mostra, que tem entrada gratuita e acessibilidade, apresenta fotografias impressas em folhas de plantas e em papel com pigmento de jenipapo, com obras acompanhadas por audiodescrição e peças táteis.
Com aproximadamente 50 obras de temática indígena, a exposição propõe uma reflexão sobre a realidade dos indígenas que vivem nas grandes cidades do século XXI. As fotografias foram captadas durante o ano de 2019 em aldeias indígenas da cidade de São Paulo, predominantemente habitadas pela etnia Guarani, e no contexto da metrópole, onde vivem indígenas de aproximadamente 53 etnias.
A mostra se divide em dois agrupamentos fotográficos. O primeiro utiliza a técnica artesanal de antotipia, na qual a impressão é feita em papéis sensibilizados com pigmento extraído do fruto jenipapo, utilizado em pinturas corporais indígenas. São 10 obras emolduradas no tamanho 50x75cm.
Já o segundo agrupamento apresenta imagens impressas diretamente em folhas de plantas como taioba, singonio, helicônia, cará-moela, batata-doce, cúrcuma e guiné, pelo processo de fitotipia. As próprias folhas abrigam as 40 fotografias em molduras que variam de 35x45cm a 100x100cm. Ambos os processos utilizam a ação da luz solar, com tempos de exposição que variam de três dias a seis semanas, criando imagens que se transformam com o tempo, em uma referência à constante transformação da cultura indígena.
A exposição também busca chamar a atenção para a necessidade de compreender a cultura indígena para além dos clichês, destacando a presença muitas vezes invisível dos indígenas que vivem próximos a nós nas cidades.
“Terra Terreno Território” é parte do projeto Darueira, contemplado no 1° Edital de Apoio à Criação e Exposição Fotográfica da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A mostra ficará em cartaz até o dia 29 de setembro de 2024, com visitação de quarta a sábado, das 11h às 20h, e domingo, das 13h às 19h, no Centro de Atividades José Villela de Andrade Júnior, no SESI Ribeirão Preto. A exposição conta com acessibilidade, oferecendo piso tátil, audioguia, obras táteis e obras com audiodescrição.
Para agendamentos de grupos e escolas, é possível enviar um e-mail para jade.coelho@sesisp.org.br.
Para mais informações, acesse o Instagram @terraterrenoterritório.
Dani Sandrini fotógrafa comercialmente desde 1998, e desde 2014 desenvolve projetos mesclando fotografia documental/imaginária com impressões artesanais ou experimentais.