Leis de Incentivo a cultura promovem produções Artísticas Descentralizadas
A cidade de Divinópolis receberá a exposição “Oriki – Fotografia Documental de Terreiro”, que ocorrerá entre 11 e 20 de novembro no Espaço GTO da Câmara dos Vereadores. Fruto do Chamamento Público de 2023 e parte das ações da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), a mostra promove a rica herança cultural afro-brasileira, especialmente no Mês da Consciência Negra.
Com 10 fotografias da fotógrafa Letícia Salviano e com elementos imersivos que dialogam com as fotografias, a exposição homenageia o candomblé em Divinópolis, trazendo uma visão descentralizada destas práticas e proporcionando a cidade uma experiência cultural que dificilmente vemos fora das capitais. A entrada será gratuita, e a iniciativa contará com visitas guiadas para escolas públicas, promovendo um maior entendimento sobre as tradições afro-brasileiras.
A exposição assim como diversas outras iniciativas contempladas por leis de incentivo à cultura, como a Paulo Gustavo e a Aldir Blanc, têm proporcionado um ganho significativo na economia local, criando oportunidades valiosas para artistas emergentes, principalmente da fotografia e do audiovisual. Este tipo de verba direcionada aos municípios não apenas fomentam a produção cultural, mas também fortalecem a identidade e a diversidade do cenário artístico regional, que muitas vezes fica de fora das produções com escala nacional.
Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo e-mail leticiasalviano98@gmail.com ou acesse leticiasalviano.com.br